turminha "fui eu que fiz"

Os desenhos de criança são um dos trabalhos que mais me pedem. E são também um dos meus preferidos :) eu adoro TUDO o que me enviam, desde os rabiscos abstractos às composições  mais elaboradas. Reproduzir os desenhos dos mais pequenos nem sempre é tão fácil como pode parecer. O traço em si é simples mas o uso da cor... nem por isso. Há crianças que preferem o monocromático, que fica muito bonito e pode simplificar muito a reprodução, mas a maioria escolhe TODAS as cores que tem disponíveis e usa-as em tracinhos espalhados pelo desenho todo, o que é uma dor de cabeça :) mas o resultado é sempre maravilhoso e compensa todo o trabalho que deu. Quando se trata de reproduzir não 1 desenho mas 26 de uma só vez, não sei se imaginam o que acontece... :)
Foi o que uma turma de pré-escolar de uma instituição em Lisboa, me enviou. Cada um dos 26 meninos fez um desenho, representando a si próprio, e o seu nome. Com a ajuda da porta-voz dos pais dos meninos, escolhemos as peças e a melhor maneira de concretizar o que tinham imaginado. A peça com os desenhos, uma saladeira, foi oferecida à educadora, no final do ano lectivo (e final do pré-escolar para essa turma) e ás auxiliares da sala foram oferecidos pratos de bolo com as "assinaturas" deles. Uma prenda para não esquecer ;) como também não se esquece o carinho e dedicação de quem cuida dos nossos filhos.

Hoje mostro-vos essas peças, mas também um pequeno "making of" do processo de pintura, para os mais curiosos :)


Esta é a peça dos desenhos finalizada :)
Este é o prato de bolo com os nomes dos meninos. 

Agora o "making of":
Este é um dos primeiros passos do processo. 
Os desenhos são impressos em papel com o tamanho adequado à peça. 
O papel é recortado e posicionado com fita cola na peça.
Neste caso, a toda a volta da saladeira, com espaços iguais entre eles.
 
Todos os desenhos são cuidadosamente copiados para a peça, sem deixar escapar nenhum tracinho, por muito pequenino que seja. Isso é feito com a ajuda de um papel químico especial para cerâmica.
Este é o aspecto com que fica a peça, com todos os desenhos copiados. 
Os traços cinzentos servem de guia para a pintura, mas os originais nunca saem de perto!
Depois é paciência. 
Pintar uma cor de cada vez, sem deixar escapar tracinhos. 
Por vezes todos os dedos das mãos têm cores diferentes! Estes têm em média, 10 cores por desenho. A peça é grande, pesada, e tem desenhos a toda a volta, por isso é preciso atenção extra para não estragar nada durante o processo, ao pegar , ao rodar, ao mexer. 
O processo pode demorar vários dias, já que pode ser necessário fazer intervalos de 1 ou 2 horas para deixar secar algumas cores e ser mais seguro pintar as restantes. 
No final, vai a cozer no forno para cerâmica, a cerca de 800º. 
Normalmente é necessário uma segunda cozedura para corrigir pequenos pormenores que, no meio de tanta cor e traço, falharam :)
Agora voltem lá a cima para reverem o resultado final! ;)



Sem comentários:

Enviar um comentário