paredes ilustradas - Valongo do Vouga

Este é mais um trabalho de ilustração de parede que desta vez animou o inicio do ano lectivo de uma escola em Valongo do Vouga (concelho de Águeda). O desafio era grande, já que o espaço escolhido foi a zona da escada que dá acesso ao primeiro andar do edifício, composta por 4 lances em "caracol". Não menos desafiante, o tema: os descobrimentos portugueses.

Nos painéis centrais, representei alguns momentos em sequência. Quem sobe as escadas, acompanha a "viagem":
- a partida. mar e céu calmos. aves em despedida.
- o mar alto. céu mais agitado.
- a tormenta. mar muito agitado, céu escuro.
- terra à vista. a chegada. aves e plantas. a conquista. erguer o padrão.
- a rosa dos ventos. traçar o mapa. planear nova viagem.

No cimo da escada, junto ao chão pintei um pequeno barco de papel branco, a acompanhar a minha assinatura. Pensei nele durante todo o tempo que trabalhei para este projecto. Ele tem dentro o sonho de viajar, de navegar, de descobrir. E é esse sonho o responsável por aquilo que somos hoje e pelo que escolhemos ser amanhã. O papel pode ser um mapa, pode ter importantes teorias e ciências de navegação - mas se não o dobrarmos em barco, quando o pusermos na água ele não vai longe.
Da mesma forma, tem que existir um sonho que "dobre" tudo o que aprendemos na escola (e na vida) para que esse conhecimento nos leve mais longe.

O barco que pintei está em branco, espero assim inspirar os meninos desta escola a sonhar e a escolher o futuro deles ;)

(Não posso deixar de agradecer à escola, que me recebeu todos os dias com simpatia e disponibilidade - quer a direcção quer o pessoal de serviço; assim como à Câmara Municipal de Águeda, pela confiança em mais um projecto.)

This is one more wall-illustration project for a school. 
The subject was the Portuguese Maritime Discoveries and the selected walls were in the stairs. Two big challenges for sure.
In the five walls on the upstairs way, we can now follow a "journey":
- the departure. peacefully sea and sky.
- the open sea.
- the storm. rough sea. dark sky.
- the arrival. the conquest. rising up the stone pillar.
- the compass rose. the map. planning new journey.

On the top of the stairs, near the floor and along with my signature, I painted a white paper boat. That image was on my head all the time I was working in this project. It holds inside the dream of travel and discover. That dream determine what we are today and what we will be tomorrow. That piece of paper can be a precious map or have important sailing theories and science but, if we don't fold it in a boat shape it won't go far in the water. In the same way, there must be a dream that "folds" all that we learn in school (as in life) so that knowledge can take us further.
My paper boat is blank. Hoping that way to inspire these students to write down their dreams and choose their future.






 



 



Sem comentários:

Enviar um comentário