Christmas

 O Natal está aí. É impossível fingir que não vemos as luzes e as estrelas e as bolas em todo o lado, é impossível encontrar o arroz no supermercado com tanto brinquedo à frente, é impossível não me irritar com o consumismo sem sentido nesta altura, é impossível não dar o braço a torcer - só um bocadinho - ao Natal quando se tem 2 crianças em casa.
Não sou demasiado natalícia. Se houver festas e gente está tudo bem, mas prefiro o sossego da minha casa e pouca confusão. Stress não rima com natal. Mas há sempre um lado positivo. Ao longo dos anos aprendi uma infinidade de receitas com fatias de peru congeladas, pudins e sobremesas com fatias de bolo seco, por exemplo. E hoje o terror é tanto de fazer comida demais, que o normal é fazer comida de menos :-D
Costumo dizer que o natal para mim é paz e bacalhau com batatas.
Pronto, rabanadas também são bem vindas ;)

Em miúda nunca tivemos pinheiro tradicional de natal. A sala tinha muitas plantas e a maior era eleita para as fitas brilhantes. Presépio sim. Daquelas figuras em cerâmica, antigas, com direito a musgo e todos os personagens e ainda lago (era um espelho redondo!) com patos, casas e tudo o que se inventasse e o cartão e a fita cola conseguissem erguer.
Sempre gostei de árvores de natal alternativas. Há uma que faz parte da casa há anos, uma espécie de "árvore de natal de secretária", que duvido que só eu é que gosto dela, assim tão simples e tão discreta, tão sincera ao mesmo tempo. Foi feita e oferecida por uma amiga, e é a ponta de uma estaca de madeira, tinta dourada e ráfia. As bolinhas (que são bagas verdadeiras) foram caindo e murchando, e foram pintadas por cima, mas garanto que a verdadeira cor ainda durou um par de anos. Afinal o natal está por dentro das coisas, e é o nosso coração que o ilumina (obrigada Teresa!).

Depois da árvore de natal de pratos (com pássaros em vez de bolas) na montra da loja "a que sabe a lua" em Évora (desafio proposto pela Anabela) e da árvore de pintainhos acrobatas de 2013, este ano respondi ao desafio da Biblioteca Municipal Manuel Alegre e fiz mais duas :) feita de pedras-prendas, pedras-neve, pinhas, crochet, cães e gatos.
Desejo a todos um natal cheio de paz. 
E rabanadas ;)


 







1 comentário:

  1. Gostei muito de ler! Bom Natal e continuação de bom trabalho, beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar